A conta do telefone vai disparar para a maior parte dos portugueses. Meo, Vodafone e Nos anunciaram aumentos de 7,8% já nas próximas faturas. Além do valor, clientes e a DECO Proteste contestam a transparência e a legalidade da medida, pela forma como foi comunicada.
Há quem tenha recebido uma mensagem no telemóvel a comunicar o aumento de 7,8 % na fatura das telecomunicações, há quem tenha sido avisado por email. Novos preços entram em vigor já a partir de fevereiro para os clientes da Meo e Nos. Para quem usa Vodafone só a 1 de março.
A DECO Proteste fala em legalidade duvidosa, uma vez que esses aumentos têm de ser comunicados de forma clara, compreensível e em suporte duradouro. Há clientes que não deram por qualquer comunicação.
Qual o impacto do aumento?
Numa fatura de 23 euros, por exemplo, o aumento será de 1,7 euros. Há pacotes familiares que vão aumentar entre cerca de 6 a 8 euros.
As operadoras justificam a subida com a conjuntura macroeconómica e o aumento dos custos operacionais e de gestão da rede.
A DECO Protest aconselha os clientes a olhar para os contratos e ver se lá está alguma clausula que permita a atualização indexada ao índice de preços no consumidor.