Economia

"Pensão na Hora", o mecanismo da Segurança Social de aprovação imediata de pedidos de reforma

Nos últimos dois anos, permitiu a atribuição de mais de 50 mil pensões num prazo máximo de 24 horas. Está acessível no portal da Segurança Social Direta.

Loading...

A Segurança Social tem um mecanismo de aprovação imediata de pedidos de reforma, "Pensão na Hora". Nos últimos dois anos, permitiu a atribuição de mais de 50 mil pensões num prazo máximo de 24 horas. Está disponível há dois anos e está acessível no portal da Segurança Social Direta.

Quem cumpre os requisitos para aceder à reforma dispõe, desde fevereiro de 2021, de uma acesso mais rápido ao processo no portal da Segurança Social Directa.

O mecanismo "Pensão na Hora" já atribuiu mais de 50 mil pensões em 24 horas, desde que está disponível, o que traz vantagens para o beneficiário.

O deferimento dos pedidos é automático, nos casos onde a situação está regularizada. Em 2021, 13% das pensões foram atribuídas automaticamente. Em 2022, esse valor subiu para 51%.

O Governo aconselha quem estiver prestes a atingir a idade da reforma a fazer uma simulação meio ano antes, para corrigir o que, eventualmente, não esteja conforme na carreira contributiva e assim, tornar o processo mais célere.

Este mecanismo começou por ser apenas para quem solicitava a pensão de velhice, mas entretanto, foi alargado também às pensões sociais, de invalidez e, até ao fim do ano, abrangerá ainda a de sobrevivência.