Economia

Período de entrega da declaração de IRS começa este sábado

O Portal das Finanças disponibilizou antecipadamente um simulador que permite aos contribuintes saberem se vão receber reembolso ou se têm de pagar. O prazo de entrega da declaração termina no final de junho.

Período de entrega da declaração de IRS começa este sábado
Pakin Songmor/Getty Imagens

A partir de sábado já poderá entregar o seu IRS. O prazo para entregar a declaração começa dia 1 de abril e termina a 30 de junho. Até ao final desta sexta-feira, dia 31 de março, poderá reclamar sobre os valores relativos às despesas gerais e familiares.

As declarações são realizadas online, através do Portal das Finanças. Poderá confirmar os dados da declaração automática (se for elegível) ou preenchê-la de forma manual. Os reembolsos ou pagamentos devem ser realizados até ao final do mês de agosto.

Estão dispensados de entregar IRS os contribuintes que tenham recebido rendimentos de trabalho dependente ou pensões até 8.500 euros durante o ano de 2022.

Simulador permite saber se vai receber ou pagar.

Este ano, o Portal das Finanças disponibilizou um simulador que permite verificar se vai ou não receber reembolso de IRS este ano.

No caso de ter IRS automático, o processo é mais fácil. Basta fazer login no Portal das Finanças e, no menu do IRS, entrar na opção do IRS automático. É aí que vai encontrar a simulação que vai ditar o valor a receber ou a pagar.

No caso de não ter acesso à declaração pré-preenchida, terá de completar as informações pedidas para proceder à simulação.