Uma semana depois da entrada do IVA Zero em vigor, os portugueses dizem não sentir os efeitos da medida e há mesmo consumidores que afirmam que os preços aumentaram na última semana. A DECO está a acompanhar a situação e já lançou a campanha "Cabaz Controlado", para verificar a evolução do preço do cabaz dos alimentos.
Em menos de 10 dias, o preço da pescada fresca aumentou 22%. A 19 de abril custava em média 7,90 euros e no dia 26 estava acima dos 9,60 euros. Neste caso em particular, a medida não está a ter o efeito desejado, pelo contrário.
Apesar de ter entrado em vigor há uma semana, os consumidores dizem que ainda não sentem os efeitos de isenção de IVA no cabaz de alimentos. No pequeno comércio é mais visível a insatisfação dos vendedores, que dizem estar a perder margem de lucro.
A solução da DECO
Desta feita, e com o intuito de acompanhar os preços, a DECO lançou a campanha “Cabaz Controlado”, que consiste em informar clientes sobre a variação médio do preço dos produtos.
Na mesma plataforma, é também possível denunciar casos de aumentos injustificados para depois se seguir uma investigação.
A DECO alerta que o IVA Zero não está a ter o impacto desejado nas famílias e só dentro de algumas semanas é que vai ser possível perceber se a medida está a ser aplicada.