Economia

BCE deve voltar a subir taxas de juro

Quem pediu ao banco dinheiro emprestado vai continuar a ver a prestação do crédito à habitação a subir. O BCE só deverá começar a baixar as taxas no final de 2024.

Loading...

O Banco Central Europeu vai reunir-se amanhã em Frankfurt para discutir a política monetária. Da reunião deverá sair uma nova subida das taxas de juro que terá impacto no crédito à habitação.

Desde julho do ano passado, o Banco Central Europeu já subiu sete vezes as taxas de juro. Esta quinta-feira, depois da reunião em Frankfurt, deverá ser anunciado um novo aumento.

Os analistas acreditam que será de 25 pontos base, como, aliás, já tinha acontecido em maio. Antes já tinham sido aprovados vários aumentos, de 50 e 75 pontos base.

Os juros têm vindo a subir como estratégia de combate à inflação que, em maio, se cifrou nos 6,1%. É provável que as políticas restritivas se mantenham
até que regresse ao patamar dos 2%.

Impacto direto nas taxas Euribor - e no crédito à habitação

Estas decisões do BCE têm um impacto direto nas taxas Euribor: se os juros sobem, aumentam também as taxas a 3, 6 ou 12 meses.

Assim, uma nova subida terá um impacto direto na carteira de quem tem crédito à habitação.

Quem pediu ao banco dinheiro emprestado vai continuar a ver a prestação da casa a subir. O BCE só deverá começar a baixar as taxas no final de 2024.