Uma em cada 20 famílias na UE admite que pode vir a ter dificuldades em pagar as contas ao final do mês, sobretudo por causa dos baixos salários e do elevado custo de vida, segundo um estudo da Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (EUROFOUND). Em Portugal, esse valor sobe para uma em cada 10 famílias com receio de não conseguir pagar a prestação mensal.
No estudo do EUROFOUND, quando o tópico é o receio em não conseguir pagar a casa, Portugal aparece em terceiro lugar, só ultrapassado pelo Chipre e pela Grécia.
Uma em cada 10 famílias portuguesas vive diariamente com a incerteza e o medo de não conseguir manter-se na casa onde vive devido à falta de pagamento - 59% dos portugueses inquiridos assegura que é muito improvável falhar um pagamento da renda ou do empréstimo ao banco. Mesmo assim, é dos números mais pessimistas de toda a união europeia.
O estudo revela que perto de 20% dos portugueses inquiridos têm dificuldade todos os meses em pagar as faturas certas de água, luz, gás ou impostos.
O inquérito foi feito entre abril e setembro do ano passado, altura em que os preços já aumentavam visivelmente.
Cada vez menos jovens portugueses com casa própria
O retrato feito à realidade dos jovens portugueses não é animadora. Há cada vez menos jovens entre os 18 e os 40 anos a comprar casa, um número que está diretamente ligado aos baixos salários, ao custo de vida e à especulação imobiliária.
Por isso, afirma o estudo, é que os jovens portugueses foram os que saíram mais tarde de casa dos pais em toda a União Europeia.
A média cá está nos 33 anos e 6 meses. A média europeia anda pelos 26 anos.