Economia

Desde 2009 que não se vendiam tantas casas em Portugal

O preço das casas subiu mais de 14% no ano passado, mas foram licenciadas menos obras para construção. Lisboa, Cascais e Oeiras continuam a ser os concelhos mais caros para comprar ou arrendar casa.

Loading...

A venda de casas começou a ser analisada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) em 2009. Mas nunca se tinha encontrado um número tão elevado de vendas como o do ano passado. Foram transacionadas 167.900 casas no valor de mais de 31 mil milhões de euros.

No ano passado, a média nacional do preço das casas estava ligeiramente abaixo dos 1.500 euros por metro quadrado, uma subida considerável face ao ano anterior. O metro quadrado mais caro do país estava em Lisboa, muito mais do dobro da média nacional. Seguiu-se Cascais, Oeiras e Loulé.

Portalegre, Castelo Branco e Bragança tiveram, no ano passado, as casas mais baratas para se comprar.

No arrendamento, os preços também subiram e, sem surpresa, o top dos mais caros repete-se e novamente muito acima da média nacional. Junta-se também o concelho do Porto à lista, mas já abaixo dos 10 euros por metro quadrado.

Os únicos pontos analisados pelo INE onde houve um travão no ano passado, foi nos licenciamentos e na conclusão de obras.