A economia da zona euro cresceu, no segundo trimestre do ano, 0,6% na comparação homóloga e 0,3% em cadeia, segundo uma estimativa divulgada esta segunda-feira pelo Eurostat.
No conjunto da União Europeia (UE), o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,6% na variação homóloga e manteve-se estável na comparação em cadeia.
O serviço estatístico da UE corrigiu ainda os dados do primeiro trimestre do ano para a zona euro, depois de ter estimado um recuo em cadeia pelo segundo período consecutivo, apontando que o PIB na zona euro se manteve estável na comparação trimestral e avançou 1,1% na variação homóloga.
Entre os 12 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, a Irlanda (2,8%) foi o país cujo PIB mais subiu face ao mesmo trimestre de 2022, seguida por Portugal (2,3%) e a Espanha (1,8%).
Os maiores recuos, por seu lado, registaram-se na Suécia (-2,4%), República Checa (-0,6%) e Letónia (-0,5%).
Na comparação com o primeiro trimestre, entre abril e junho, a Irlanda (3,3%) e a Lituânia (2,8%) apresentaram os maiores avanços no PIB, enquanto a Suécia (-1,5%), Letónia (-0,6%) e Áustria (-0,4%) as principais desacelerações.
O PIB português manteve-se, no segundo trimestre, estável face aos primeiros três meses do ano.
