A taxa de inflação que aumentou para 3,7% no mês de agosto. Inverteu assim a tendência: é a primeira subida desde o início do ano.
Após nove meses consecutivos sempre a descer, o Instituto Nacional de Estatística (INE) aponta para um acréscimo da inflação em 0,6 pontos percentuais, em apenas um mês.

A taxa de inflação registada durante o mês de agosto passou, assim, para 3,7%. Mas comerciantes e consumidores dizem não sentir esse aumento.
Uma das causas para este aumento da inflação é o preço dos combustíveis, que tem estado a subir nas últimas semanas. Nesta área, os portugueses já dizem sentir os efeitos na carteira.
Os preços em Portugal estavam a desacelerar desde novembro. O pico foi atingido em outubro, quando os valores de inflação rondaram os 10%.
Consumidores preferem comprar diretamente ao produtor por ser mais barato
Nos Açores, num dos mercados mais movimentados da ilha de São Miguel, centenas de consumidores procuram comprar diretamente aos produtores. Dizem ser mais fresco e mais barato do que nas grandes superfícies comerciais.

Às primeiras horas da manhã, a azáfama é grande no mercado da Feira de Santana, na Ribeira Grande. Os sucessivos aumentos têm pesado e muito na carteira dos consumidores, mas os produtores também sofrem com as subidas generalizadas.
Ainda assim para a maioria dos consumidores que frequente o mercado diz que vale a pena comprar diretamente a que produz.