De acordo com uma informação avançada esta sexta-feira pelo jornal Público, o Governo estará a ponderar a possibilidade de atribuir, diretamente às famílias mais necessitadas, um subsídio à renda que que pode somar-se ao apoio extraordinário, que já está em vigor. No entanto, o Ministério da Habitação não confirma a informação.
No Orçamento do Estado para 2024, o Governo estima atribuir, a exemplo do ano passado, 250 milhões de euros de apoio às rendas, mas as circunstâncias do mercado poderão obrigar a medidas adicionais.
O jornal Público diz que o Executivo está a ponderar mais um apoio direto às famílias que apresentem uma taxa de esforço, com as rendas, superior aos 35%. A concretizar-se esta ideia, o novo apoio poderá somar-se ao que já está em vigor.
Ministra reuniu-se com associações de proprietários e inquilinos
Esta semana, a ministra da Habitação reuniu-se com as associações de proprietários e também com a dos inquilinos, que alertou a tutela para a taxa de esforço das famílias que já não comportam mais aumentos.
Este ano, o Executivo impôs um travão, admitindo uma subida máxima de 2%, e compensou os senhorios pelos aumentos que não fizeram para 2024.
Contactado pela SIC, o Ministério da Habitação afirma que ainda está a ouvir os representantes do setor e que não tem, por agora, nenhuma decisão para anunciar.