Economia

Aumento do IUC compensa (quase a dobrar) redução das portagens nas ex-SCUT

Se tem uma viatura com mais de 16 anos, prepara-se para a subida do IUC. O Governo decidiu penalizar as viaturas mais antigas e poluentes e, assim, encaixar o dobro do que vai perder com a redução das portagens nas antigas SCUT.

Loading...

O aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) foi apontado como a compensação encontrada para baixar o custo das portagens. Mas contas feitas, se em portagens o Estado vai perder 72 milhões de euros, com a subida do IUC, prevista na proposta de Orçamento do Estado, vai encaixar 84 milhões de euros só em 2024.

“O Governo dá com uma mão e tira com as duas, é uma habilidade à Fernando Medina, à António Costa e à PS, que é: reduz-se qualquer coisa nas portagens mas depois vai-se buscar mais do que isso no aumento dos impostos sobre os veículos, o conhecido IUC”, critica Francisco Almeida, do Movimento Contra as Portagens na A25.

O IUC para carros e motas anteriores a 2007 aumenta no próximo ano até ao máximo de 25 euros, mas no ano seguinte as contas disparam e podem mesmo atingir o dobro da anunciada redução nas autoestradas.

Atualmente, estima-se que sejam mais de três milhões e meio os carros e motas afetados por esta medida, sendo que muitos deles nunca terão sentido o alcatrão de uma antiga SCUT.

Entretanto, na Internet, continuam a aumentar os subscritores da petição contra o aumento do IUC.