Economia

Cabaz de produtos básicos da DECO fica 55 euros mais caro em dois anos

O início da guerra marcou o início da escalada de preços como o do azeite, que lidera a tabela, tendo subido 148%, seguido da pescada fresca que aumentou 94% e a cebola 83%.

Loading...

O preço do cabaz de produtos básicos da DECO subiu quase 30% desde que começou a guerra na Ucrânia. Em dois anos ficou 55 euros mais caro.

Quem há dois anos fosse ao supermercado e comprasse o cabaz da DECO, que tem produtos como frango, batatas ou manteiga, pagava pouco mais de 183 euros. Esta quarta-feira pagaria perto de 239 euros. Um aumento de quase 30% que revela o impacto do conflito no leste europeu.

O início da guerra marcou a escalada de preços como o do azeite, que lidera a tabela, tendo subido 148%, seguido da pescada fresca que aumentou 94% e a cebola 83%.

Mas neste top ainda entram produtos como a cebola, laranja, batata vermelha ou açúcar.

Já em 2024, o aumento tem sido mais comedido, pouco acima de 1%, mas de semana para semana continua a acontecer.

Por exemplo entre 14 e 21 de fevereiro, a pescada fresca subiu 24%, o que corresponde a um aumento de 2 euros e 25. O efeito do IVA Zero também se tem vindo a perder.

O Cabaz de produtos que foram abrangidos por IVA 0 também está aumentar. Subiu um euro e 62 cêntimos na última semana. 3 euros e 51 cêntimos desde que acabou a medida. Está agora 2,5% mais caro.

"As incertezas são bastantes", diz a trabalhadora da DECO.