Economia

Alojamento Local com preços mais baixos para compensar queda da procura no verão

Julho foi um mês de viragem nas reservas de alojamento local no país. O Porto foi a região que sofreu a maior quebra na procura. A Associação de Alojamento Local em Portugal confirma um abrandamento nas reservas, mas pede cautela na análise.

Loading...

Os preços do Alojamento Local (AL) baixaram este verão em Portugal. Os proprietários tentam dar a volta à queda na procura dos turistas que têm preferido as promoções para outros destinos da Europa.

Julho foi um mês de viragem nas reservas de alojamento local no país. O Porto foi a região que sofreu a maior quebra na procura. Pelo menos é essa a perceção da empresa Guest Ready, que gere cerca de 1.400 unidades e que foi ouvida pelo Diário de Notícias.

A Associação de Alojamento Local em Portugal (ALEP) confirma um abrandamento nas reservas, mas pede cautela na análise.

“É preciso ter cuidado na interpretação dos dados. Em julho houve efetivamente um ligeiro abrandamento em alguns destinos mais urbanos, mas que tem a ver com 2 grandes eventos internacionais, o Euro e os Jogos Olímpicos”, afirma o presidente da ALEP, Eduardo Miranda.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), publicados esta segunda-feira pelo Diário de Notícias, os proprietários do alojamento local levaram com um balde de água fria na entrada do verão por conta das promoções para outros destinos europeus que os obrigaram a baixar os preços das dormidas. A ALEP diz que é uma estratégia comercial, mas pouco significativa.

A descida da procura chega depois de um primeiro semestre em que as dormidas tinham crescido e o valor médio do quarto chegou, em maio, aos 101 euros.

A expectativa está agora em agosto e setembro para compensar as perdas deste mês. A ALEP acredita que o AL vai fechar o ano com valores muito próximos de 2023.