Dezembro foi o melhor mês de sempre para os carros elétricos. Hélder Pedro da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) explica que “foi o primeiro mês em que se passou os cinco mil veículos num mês. E aqui vemos a rápida evolução que tiveram os veículos elétricos no nosso mercado em Portugal”.
“Em 2017 tivemos 1640, em 2021 foram 13 mil e fechamos 2024 com 41757 mil veículos”, explica.
Das vendas registadas no ano passado, 20% dos automóveis ligeiros de passageiros vendidos são movidos a energia elétrica superior à média europeia. A crise no setor na Alemanha fez com que Portugal saltasse no ranking internacional.
“Estamos em sexto lugar, naturalmente liderado o ranking pela Dinamarca”.
Em 2023, o setor automóvel gerou mais de 42 mil milhões de euros para a economia nacional. Produziram mais de 330 mil carros e foram matriculados quase 210 mil automóveis ligeiros de passageiros. É líder na exportação e tem como principal destino os países europeus. 2025 traz desafios.
“Nós nunca estamos contentes com estes números porque achamos que apesar de serem positivos, e da Mobi-E os apresentar como positivos, a evolução que estamos a ter no mercado levava a que tivesse de haver uma aposta cada vez maior nestes pontos de carregamento.”
Um milhão e 600 mil carros que circulam nas estradas têm mais de 20 anos. Mais de metade da frota nacional ainda é movida a gasóleo.
O setor automóvel emprega 167 mil pessoas em 35 mil empresas de construção de carros e componentes. Portugal tem 5 fábricas a que contribui mais para o Produto interno bruto, é a Autoeuropa.