As candidaturas pendentes aos apoios do Porta 65 já deveriam ter sido analisadas e processadas. A garantia era dada à SIC pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em abril. Um mês depois, e já em junho, o Ministério das Infraestruturas admitia ao Jornal de Notícias que os pagamentos seriam feitos até 15 de julho.
O prazo passou, e à SIC chegam vários relatos de que os pagamentos não foram processados e que ainda nem sequer há uma resposta às candidaturas. Há pessoas que estão à espera desde março e outras há quase um ano, quando as regras mudaram.
A alteração em setembro do ano passado fez com que passassem a entrar no sistema, em média, mais 500 candidaturas por mês. O teto da renda tinha sido eliminado como um dos critérios para se poder candidatar.
O regulamento estipula que as candidaturas ao Porta 65+ e ao Porta 65 Jovem têm de ser analisadas em 45 dias, prazo que não é cumprido.
A SIC contactou o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana para obter esclarecimentos e novos prazos indicativos, mas sem sucesso.
O IRHU não atende o telefone nem responde a mensagens. O mesmo está a acontecer aos candidatos do Porta 65.