Economia

Empresários portugueses temem invasão indiana após mega acordo comercial com a Europa

Os empresários temem uma invasão do mercado nacional por produtos indianos, sem contrapartidas nas exportações, repetindo o cenário vivido com a China. O acordo elimina mais de 90% das taxas alfandegárias e cria um mercado de 2 mil milhões de pessoas.

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Loading...

Os empresários do têxtil, vestuário e calçado deixam alertas para o acordo com a Índia, alcançado há uma semana. Temem uma invasão do mercado nacional sem contrapartidas nas exportações para estes setores.

A parceria conseguida após 18 anos de negociações faz história na União Europeia como o maior acordo comercial que cria um mercado de 2 mil milhões de pessoas.

Mas não há "bela sem senão" e, no setor da moda, dos têxteis e do calçado, soaram os alarmes para um acordo que pode ameaçar interesses europeus.

O que prevê o mega acordo comercial entre a UE e a Índia?

Os empresários temem que a Índia invada o mercado nacional, como aconteceu com a China.

Com este acordo de livre comércio, desaparecem mais de 90 por cento das taxas alfandegárias entre a União Europeia e a Índia. Bruxelas espera duplicar as exportações até 2032.