Economia

Preço dos combustíveis sobe pela oitava vez este ano

Aumentos sucessivos que começam a pesar no orçamento das famílias portuguesas.

Preço dos combustíveis sobe pela oitava vez este ano

O preço dos combustíveis voltou a subir esta segunda-feira. É o oitavo aumento em oito semanas, ou seja, desde o início do ano.

Desde o início do ano, o preço dos combustíveis não para de aumentar. Esta semana, em alguns postos de abastecimento pode encontrar o litro da gasolina e do gasóleo um cêntimo mais caro.

Mas há outros locais onde a subida pode ser maior, conforme constatou a SIC. Aí, o preço da gasolina aumentou três cêntimos e o do gasóleo um.

A solução? Para os portugueses é baixar os impostos, até porque estes aumentos sucessivos começam a fazer-se sentir no orçamento familiar.

Para aliviar esse aumento, recorde-se, continua em vigor até ao final de março o programa AUTOvoucher, um apoio financeiro criado pelo Governo que prevê devolver aos clientes até um máximo de cinco euros por mês.

AUTOvoucher: consumidores já receberam cerca de 23 milhões

Cerca de 23 milhões foram reembolsados aos consumidores até ao início da semana passada, através do AUTOvoucher, programa que devolve cinco euros no primeiro abastecimento mensal de combustível e que termina no final de março.

“O valor de saldo utilizado de AUTOvoucher é de 22.934.070 euros, encontrando-se inscritos 1.573.120 contribuintes”, referiu, em resposta à Lusa, fonte oficial do Ministério das Finanças.

Aprovado em Conselho de Ministros no final de outubro, o AUTOvoucher entrou em vigor a 10 de novembro, prevendo a atribuição de um reembolso de 10 cêntimos por litro até ao limite de 50 litros mensais de combustível aos consumidores registados na plataforma IVAucher, sendo o valor (equivalente a cinco euros) pago com o primeiro abastecimento do mês.

medida foi desenhada para durar durante cinco meses – de novembro de 2021 a março de 2022 – tendo ficado definido que caso o consumidor não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto ‘desliza’ e acumula com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).

Assim, quem até agora nunca tenha beneficiado desta medida poderá, por exemplo, receber a totalidade do apoio previsto, e que corresponde a 25 euros, no primeiro abastecimento que efetuar em março.

Mais Vistos do