À conquista de Marte

Marte está a girar (cada vez) mais rápido e cientistas não sabem porquê

O estudo examinou dados dos primeiros 900 dias da sonda InSight na superfície de Marte. Medições precisas da rotação de Marte apontam para uma possível redistribuição de massa no planeta.

Marte está a girar (cada vez) mais rápido e cientistas não sabem porquê
AP

Um estudo publicado pela revista Nature revelou que o movimento rotacional de Marte está a acelerar e que, por isso, os dias solares marcianos estão cada vez mais curtos. O motivo para esta aceleração ainda não é conhecido.

De acordo com os dados obtidos pela sonda InSight, da NASA, a rotação do planeta vermelho acelera cerca de quatro milésimos de segundo por ano, pelo que os dias acabam uma fração de milésimo de segundo mais cedo.

Entre as explicações para o fenómeno pode estar o acumular de gelo nas calotas polares do planeta ou a recuperação pós-glaciar, isto é, quando as massas de terra sobem após serem enterradas pelo gelo. Os cientistas dizem que a descoberta vai contribuir para conhecer melhor o planeta e a sua evolução passada.

A sonda InSight, da NASA, já não está a ser usada desde dezembro de 2022, mas as informações que foram recolhidas ao longo de quatro anos de operação mantêm-se disponíveis.