Abusos na Igreja Católica

Padres revelam “embaraço” com polémica de abusos na igreja

Loading...

A SIC falou com alguns padres que revelaram como estão a lidar com a situação.

Centenas de padres estão reunidos em Fátima, numa altura em que a Igreja enfrenta a polémica em torno dos abusos de menores. Alguns padres contaram à SIC a forma como estão a enfrentar a atual situação.

O evento, que junta padres e seminaristas de todo o país, não se realiza para discutir os abusos de menores na Igreja, mas o tema tornou-se incontornável pelas dificuldades que coloca a muitos sacerdotes no dia a dia.

“É um tema que provoca algum embaraço. O facto de pensarmos que alguém pode pensar alguma coisa cria em nós algum tipo de sentimento diferente, no sentido de criarmos alguma distância”, disse o sacerdote Nuno Rosário.

“Às vezes dão uma imagem como se estivéssemos num ringue encostados às cordas e não, é uma atitude defensiva, mas de proatividade. O que é que podemos e estamos a fazer para evitar?”, afirma o padre Paulo Terroso.

Uma das mudanças passa por alterações na formação dos seminaristas, havendo já propostas que em breve serão discutidas pelos bispos.

Apesar de tudo, os padres revelam que, até agora, não têm sentido que as notícias sobre casos de abusos de menores estejam a fazer com que os fiéis se afastem da Igreja.