D. José Ornelas voltou esta segunda-feira a pedir perdão às vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica. No discurso de abertura do plenário dos bispos, em Fátima, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa destacou a importância de ações concretas.
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa falou no primeiro de quatro dias do plenário dos bispos que tratará, entre outros assuntos, a temática dos abusos sexuais na Igreja Católica Portuguesa.
D. José Ornelas garantiu que “nunca é demais renovar o pedido de perdão e o sentimento de profunda gratidão para com todos os que deram voz ao silêncio e que tiveram coragem de denunciar aquilo que nunca lhes devia ter acontecido”.
José Ornelas pediu “medidas e ações concretas”
Posteriormente, referiu que “reconhecer, pedir perdão e agradecer só têm sentido" se forem acompanhados de “medidas e ações concretas para transformar a realidade”.
Acrescentou ainda que a Igreja está “comprometida” em “erradicar” os abusos sexuais no ceio da instituição, querendo, por isso, “ser parte ativa deste drama”.
Entre segunda e quinta-feira, a Conferência Episcopal Portuguesa elege o novo presidente que poderá continuar a ser, ou não, José Ornelas.