Afeganistão

Ex-presidente do Afeganistão pede que civis fiquem em casa

Karzai sublinha a importância de negociações pacíficas.

Loading...

O ex-presidente do Afeganistão apelou à calma e a negociações pacíficas com as forças talibãs. Num vídeo publicado nas redes sociais no domingo, Hamid Karzai pediu aos afegãos que fiquem em casa, sublinhando a importância do diálogo na resolução do conflito.

Talibãs dizem que guerra no Afeganistão acabou e prometem transição pacífica de poder

As forças talibãs dizem que a guerra no Afeganistão acabou e prometem uma transição ordeira e pacífica de poder. Através da Al Jazeera, um porta-voz garantiu que os talibãs estão prontos a negociar com as altas figuras do Estado, garantindo-lhes proteção. No entanto, esta promessa não impediu que várias missões diplomáticas começassem já a abandonar o país.

Talibãs controlam neste momento quase 100% do território

Os talibãs tomaram o controlo de Cabul no domingo, depois de terem entrado na capital sem encontrar resistência, com quase todas as províncias debaixo do seu domínio. Os talibãs controlam neste momento quase 100% do território. Há uma debandada das embaixadas ocidentais e uma corrida aos bancos.

Um porta-voz do movimento islâmico radical, que governou no Afeganistão entre 1996 e 2001, disse à televisão pública britânica BBC que os talibãs pretendem assumir o poder no Afeganistão "nos próximos dias", através de uma "transição pacífica", 20 anos após terem sido derrubados por uma coligação liderada pelos Estados Unidos, pela sua recusa em entregar o líder da Al-Qaida, Usama bin Laden, após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Veja também: