Afeganistão

Afeganistão. Refugiado afegão termina greve de fome

Augusto Santos Silva garante que Portugal vai conceder visto à família de Nasir Ahmad.

Loading...

Depois de um pedido de ajuda ao Governo português e vários e-mails que ficaram sem resposta, Nasir Ahmad iniciou uma greve de fome esta segunda-feira para trazer a mãe e irmã do Afeganistão.

Esta terça-feira, contactado pela SIC, Nasir confirmou que as preces foram ouvidas, depois do ministro dos Negócios Estrangeiros o ter contactado. Augusto Santos Silva garantiu que o visto à família Ahmad será concedido.

"A resposta do Governo português é sim, em tudo o que depender de nós" e acrescenta que "esse visto está garantido, será atribuído a essas pessoas já em território português".

Nasir Ahmad, que vive no Porto desde 2016, afirmou que os ataques de quinta-feira em Cabul impediram a mãe, de 75 anos, e a irmã, de 32, de chegarem ao aeroporto.

O jovem tenta trazer a mãe e a irmã, ativista pelos direitos das mulheres, ao abrigo do visto de reagrupamento familiar atribuído em regime excecional.

Na semana passada quatro militares portugueses foram destacados para retirar 116 afegãos que constavam nas listas prioritárias. O Governo diz que a missão foi concluída com sucesso, apesar de não ter sido possível resgatar todas as pessoas que estavam sinalizadas.

Portugal recebeu, até agora, 61 refugiados afegãos.

MAIS NOTÍCIAS SOBRE A SITUAÇÃO NO AFEGANISTÃO: