Os talibã prometem apresentar o novo Governo em breve. Mas os radicais - que chegaram ao poder com promessas de paz e estabilidade - continuam os combates na única província que ainda não controlam.
Fica localizada numa região montanhosa, a norte de Cabul, e é uma das mais pequenas províncias do país. O vale do Panshir é a única região que ainda não está nas mãos dos radicais. Aqui a resistência aos talibã está a ser feita por milícias locais e antigos membros das forças de segurança afegãs.
Os combates intensificaram-se este sábado. A ofensiva dos talibã passa também por cortes nas comunicações e nas redes abastecimento de eletricidade.
A luta pelo ultimo bastião da oposição acontece numa altura em que os radicais se preparam para anunciar novo Governo.
Os EUA já disseram que não vão reconhecer o executivo, mas admitem manter o dialogo. Este domingo secretario de Estado norte-americano desloca-se ao Qatar para intensificar contactos diplomáticos.
Os EUA tentam, desta forma, manter aberta a via do dialogo. Washington sabe que se o ocidente não quiser negociar com os talibã, os radicais têm outras potencias como a China ou a Rússia a quem podem recorrer.
► VEJA MAIS:
- Afeganistão. Talibãs adiam novamente anúncio de futuro Governo
- Afeganistão. Talibã dispersam protesto de mulheres com gás lacrimogéneo e tiros para o ar
- Afeganistão: Guterres convoca reunião para discutir reforço da ajuda humanitária
- Afeganistão. EUA investiga alegado tráfico de mulheres menores nas evacuações de Cabul
- Afeganistão. Conheça as cinco condições que UE impõe aos Talibã
- Afeganistão. Blinken vai ao Qatar onde decorrem reuniões com os talibãs
- Emirados enviam avião para o Afeganistão com ajuda humanitária
- Talibã não vão permitir "que usem o Afeganistão para ameaçar os interesses da China"