Os voos domésticos no aeroporto de Cabul foram retomados cinco dias após a retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão. As Nações Unidas sublinham que o complexo é fundamental para a chegada de ajuda humanitária ao país
Três voos no sábado e mais 3 este domingo. As primeiras ligações desde a retirada das tropas aliadas foram garantidas pela mais antiga companhia aérea afegã. A reabertura do aeroporto foi possível graças à intervenção de uma equipa de peritos enviada pelo Qatar e pela Turquia.
No exterior, o complexo está a ser guardado pela força de operações especiais treinada pelos talibã.
As nações unidas sublinham que o aeroporto é fundamental para a chegada de bens de primeira necessidade. Entre os 18 milhões a precisar de ajuda humanitária urgente, há já milhares de deslocados.
Quando voltaram ao poder, os talibã prometeram paz e estabilidade, mas somam-se os relatos de violência e os casos retaliação. Nas últimas horas, uma oficial da policia foi abatida a tiro por três homens armados dentro da própria casa. À BBC, os radicais negaram qualquer envolvimento, mas a versão já foi contrariada por três testemunhas.
A norte de Cabul, continuam os combates na única província que não está nas mãos do regime. Os talibã garantem estar ganhar terreno, a resistência fala em propaganda e garante estar longe da rendição.
► VEJA MAIS:
- Estudantes afegãs proibidas de frequentar aulas mistas e obrigadas a usar abaya e niqab
- Afeganistão. Resistência aos talibã garante que a guerra ainda não terminou
- Afeganistão. Aeroporto de Cabul retoma voos domésticos
- Afeganistão. Talibã lutam pelo ultimo bastião da oposição antes de anunciar Governo
- Afeganistão. Talibãs adiam novamente anúncio de futuro Governo