Alterações Climáticas

Onda de calor na Índia: várias regiões batem temperaturas recorde

A Índia está a viver uma vaga de calor com várias regiões a registarem temperaturas recorde, acima dos 45 graus. Os especialistas culpam as alterações climáticas e o aumento da poluição atmosférica.

Onda de calor Índia
Loading...

Há mulheres e crianças a fazerem mais de quatro quilómetros a pé, várias vezes ao dia, para irem buscar água ao único poço que ainda não secou ou a outros que são cheios por camiões do Governo.

Vivem a pouco mais de 150 quilómetros da capital da Índia, e muito perto de uma das maiores barragens do país, cuja água vai toda para a grande cidade.

As temperaturas têm estado acima dos 40 graus em grande parte do subcontinente indiano e, em muitas localidades, foram batidos todos os recordes de temperatura máxima, nos últimos dias.

A Índia tem 18% da população mundial, o que faz com que seja o país mais populoso do mundo, mas tem apenas 4% dos recursos hídricos da Terra.

A agricultura é o setor mais afetado e devido à seca as plantações morrem e os animais não têm forma de serem alimentados.

Os peritos dizem que as vagas de calor extremo vão ser mais frequentes e durar mais dias e que são uma consequência direta da intervenção humana, ou seja, da poluição.