Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa
"É um voto decisivo. Nos fundos europeus, a parte mais significativa vai ser gasta durante os quatro anos pelos autarcas que são escolhidos hoje". Por isso, para o Presidente da República, "não votar nestas eleições é uma coisa difícil de entender".
Primeiro-ministro, António Costa
"É um momento particularmente significativo da vida do país e, portanto, como o Sr. Presidente da República disse, há um dever acrescido de todos nós participarmos neste momento da vida do país e, portanto, apelo a todos os cidadãos para que o façam". O primeiro-ministro frisou que as eleições autárquicas são "mesmo a grande festa da democracia".
Presidente do PSD, Rui Rio
"É um dia importante para todos os portugueses, porque os autarcas tomam todos os dias decisões que são muito importantes para a nossa qualidade de vida do dia a dia. Se temos o jardim arranjado, se temos uma cidade equilibrada do ponto de vista urbanístico, se temos atividade cultural ou não, se o trânsito flui ou não, se temos mobilidade ou não, tudo isto são decisões que são tomadas ao nível autárquico e que são muito importantes para o nosso quotidiano".
Secretário-geral PCP, Jerónimo de Sousa
"Estão criadas as condições para exercer, simultaneamente, um direito cívico, um direito democrático, que é o da votação. Estou esperançado que apesar dessa dificuldade objetiva (por causa da pandemia, os eleitores) aproveitem o desconfinamento para respirar e votar".
Coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins
"O que interessa é que ao longo dia as pessoas não se esqueçam: hoje fazemos escolhas muito determinantes para a forma como a nossa vida coletiva é organizada, o poder local tem uma importância muito grande e é bom que toda a gente possa vir, com o seu voto, ter a sua opinião sobre como deve ser organizada a sua autarquia e isso é o mais importante. Que ninguém fique em casa".
Presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos
"Os portugueses hoje são chamados a cuidar da saúde da sua democracia, portanto, o desejo que eu formulo é que contrariem os dois principais inimigos do nosso sistema democrático".
Porta-voz do PAN, Paula Inês Alves de Sousa Real
"Independentemente do partido político, saiam à rua e votem porque foi uma conquista muito importante para a nossa democracia e é um dever de todas e de todos combatermos a abstenção".
Presidente do Chega, André Ventura
"Independentemente de quem vença, independentemente dos resultados, acho que hoje é um dia para celebrarmos a democracia, e é um dia para que a democracia às oito da noite possa dizer que teve hoje um dia de festa. Porquê? Porque a grande maioria dos cidadãos saíram de casa para votar".