Se forem todos bem-sucedidos, o Parlamento vai ter de substituir 28 deputados a 12 de outubro. São candidatos a várias autarquias espalhadas pelo país e a maioria são do Chega. Na bancada de André Ventura sentam-se 21 parlamentares que já estão em campanha pelo país.
O presidente do partido garante que, ao contrário do que ele fez quando, em 2021, foi eleito deputado municipal em Moura mas desistiu do cargo, todos os que agora forem eleitos vão cumprir os mandatos. Para além do Chega, também o PSD tem seis deputados que são candidatos autárquicos, dois meses depois de terem sido eleitos para a Assembleia da República.
Aguiar-Branco sugere que se cumpram mandatos
O Presidente do Parlamento lembra que está tudo dentro da lei, mas, se fosse ele, fazia diferente. Rui Rocha é o único deputado da Iniciativa Liberal que se candidata a uma Câmara. É a autarquia de Braga e a decisão está a criar um problema nas relações com o PSD.
Os dois partidos até estiveram em conversas para concorrerem coligados, mas a escolha de João Rodrigues por Montenegro acabou com as conversas. João Rodrigues é filho do dono da gasolineira responsável por um pico de faturação na empresa de Montenegro e casado com uma das juristas que trabalha para a SPINUMVIVA.
Rui Rocha não quis que o tema afetasse a campanha e até já gerou uma troca de palavras com Hugo Soares. Conta o Expresso que o líder parlamentar do PSD provocou o ainda líder da Iniciativa Liberal sobre este assunto.
Na luta pela vitória nas autárquicas de outubro, o PSD está a repetir candidatos do passado. Luís Filipe Menezes foi apresentado esta segunda-feira como candidato a Braga, com o ministro Paulo Rangel a liderar a candidatura à Assembleia Municipal.
Na campanha socialista vai entrar João Soares, para ser o candidato à Assembleia Municipal de Sintra. Ana Mendes Godinho foi a opção de Pedro Nuno Santos para uma das autarquias mais importantes do país. José Luís Carneiro apoia.