Brexit

Parlamento britânico chumba acordo para o Brexit pela segunda vez

Hannah Mckay

391 votos contra e 242 a favor.

O Parlamento britânico chumbou hoje, pela segunda vez, o Acordo de Saída do Reino Unido da União Europeia, negociado com Bruxelas.

Reuters TV

O acordo foi chumbado com 391 votos contra e 242 a favor.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, não conseguiu fazer passar o acordo apesar dos três documentos adicionados segunda-feira que o Governo considerava terem as alterações necessárias para conseguir uma maioria de deputados favorável.

Reuters TV

"Lamento profundamente a decisão que a Câmara dos Comuns tomou esta noite. Continuou a acreditar que, de longe, o melhor resultado é que o Reino Unido deixe a União Europeia de forma ordenada, com um acordo, e que o acordo que negociámos é o melhor e, de facto, o único acordo possível", afirmou a líder do Governo britânico, numa primeira reação.

Já o líder da oposição, Jeremy Corbyn, considera que este acordo "está claramente morto".

Handout .

Além do Acordo de Saída e da Declaração Política sobre as relações futuras, foram votados hoje três novos documentos que só foram finalizados ao final do dia de segunda-feira em Estrasburgo pela primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

O Governo britânico deverá agora dar aos deputados a opção de sair da UE sem um acordo ou de pedir aos líderes europeus um adiamento do Brexit para depois de 29 de março.

O primeiro chumbo aconteceu em janeiro, na altura com 432 votos contra e 202 a favor: