Caso Galamba

Atuação do SIS: "Ou mentiu João Galamba ou mentiu o primeiro-ministro"

O secretário-geral do PSD, Hugo Soares, garante que António Costa "passou um atestado de incompetência a João Galamba e ao funcionamento do seu gabinete".

Loading...

O PSD enviou a António Costa um requerimento com 15 perguntas sobre a atuação do SIS para a recuperação do portátil levado por Frederico Pinheiro, ex-adjunto do ministro das Infraestruturas, João Galamba, na noite de 26 de abril. Costa respondeu às perguntas e o PSD já retirou as suas conclusões.

Hugo Soares, secretário-geral do PSD, refere que António Costa "passou um atestado de incompetência a João Galamba e ao funcionamento do seu gabinete" e que esse é um dos exemplos pelo qual o Governo está "enredado" num conjunto de mentiras, de "desmentidos" e de "jogos de palavras".

Face às respostas hoje apresentadas pelo primeiro-ministro, Hugo Soares diz que "das duas uma": ou António Costa demite João Galamba, ou o próprio chefe do Executivo "já se demitiu" das suas funções.

Galamba diz uma coisa, Costa diz outra

António Costa não esclareceu quem é que ordenou a intervenção do SIS e com que fundamento legal é que a mesma foi acionada. Relativamente a esta matéria, o secretário-geral do PSD referiu que na Comissão de Inquérito, João Galamba disse que foi Mendonça Mendes quem sugeriu a intervenção das secretas, no entanto, hoje António Costa negou este dado.

"Não é possível as duas coisas serem verdade. Uma das duas é uma mentira e das duas uma: ou mentiu João Galamba, ou mentiu o senhor primeiro-ministro. Mas se o senhor primeiro ministro entende que quem mentiu foi o ministro João Galamba, porque foi isso que o primeiro-ministro escreveu nas respostas dadas ao PSD, então só tem uma saída que é apontar a saída ao ministro João Galamba", atirou.

Entende que, caso o ministro das Infraestruturas não seja demitido, o que Costa está a dizer ao país é que tem no seu Governo um ministro que mentiu numa Comissão Parlamentar de Inquérito e que mentiu aos portugueses.

No que toca ao envolvimento de Mendonça Mendes nesta situação, Hugo Soares defende que a mesma fica por apurar e que na próxima terça-feira, na Comissão de Inquérito, poderá fazê-lo.

Volta ainda a frisar que "o ministro João Galamba mentiu na Comissão Parlamentar de Inquérito".

Governo está a “distrair os portugueses da vida real”

Questionado sobre se o PSD irá avançar para uma nova Comissão de Inquérito, o secretário-geral do partido declarou que os sociais-democratas não excluem "nenhuma das hipóteses que estão em cima da mesa" e deixou no ar uma "reflexão":

"Se temos ministros a mentir numa Comissão Parlamentar de Inquérito, com a anuência do primeiro-ministro, nós colocamos até em causa a própria utilidade da Comissão de Inquérito, se for para os ministros continuarem a mentir".

Atirou ainda que "parece que o Governo tem interesse em prolongar esta novela" e que o Executivo não fala deliberadamente ao país com "clareza" e com "verdade", de forma a "distrair os portugueses da vida real".