Caso Maddie

"Não é ela": Tia-avó de Maddie McCann testemunha contra jovem que se diz ser a menina desaparecida

O julgamento de Julia Wandelt, jovem polaca que alega ser Madeleine McCann, e de Karen Spragg, acusadas de perseguição ao casal McCann, continua. Janet Kennedy, tia-avó de Maddie, testemunhou em tribunal, afirmando categoricamente que Julia não é a sua sobrinha-neta desaparecida há 17 anos na Praia da Luz, em Portugal.

"Não é ela": Tia-avó de Maddie McCann testemunha contra jovem que se diz ser a menina desaparecida
Andrew Milligan - PA Images

Continua a decorrer o julgamento de Julia Wandelt, uma jovem polaca que alegava ser Madeleine 'Maddie' McCann, desaparecida em 2007 na Praia da Luz, Portugal. Esta sexta-feira foi ouvido o testemunho de Janet Kennedy, tia de Kate McCann e tia-avó da menina britânica.

A primeira abordagem terá ocorrido a 3 de maio de 2024, precisamente no dia em que se assinalavam 17 anos desde o desaparecimento de Maddie McCann. Em tribunal, Janet Kennedy afirmou que "não conseguia aceitar" que Julia Wandelt fosse a sua sobrinha-neta, que, à data, deveria ter 20 anos.

A tia-avó de Maddie afirmou em tribunal que já tinha conhecimento das alegações feitas por Julia Wandelt e que a conheceu durante uma vigília anual em Rothley, Leicestershire. Nesse encontro, a jovem polaca entregou-lhe um envelope com informações que, segundo ela, provavam ser a menina desaparecida e que deviam ser entregues ao casal McCann.

"Fiquei bastante surpreendida com a abordagem dela. Olhei para ela e pensei: 'Ela não é a Madeleine'. Não havia qualquer hipótese de ser a Madeleine", afirmou, citada pela Sky News, acrescentando: "Já tinham passado 17 anos, mas a essência da Madeleine, quem ela realmente é, não estava ali. Os olhos dela não eram os mesmos", refere a BBC.

Julia Wandelt, natural de Lubin, no sudoeste da Polónia, e Karen Spragg, de 61 anos, residente em Cardiff, estão a ser julgadas no Tribunal da Coroa de Leicester por alegadamente perseguirem Kate e Gerry McCann. Julia, que afirma ser Madeleine 'Maddie' McCann, e Spragg, que negam as acusações, são acusadas de perseguição entre junho de 2022 e fevereiro deste ano.

Na quarta-feira, foram ouvidos pelo Tribunal da Coroa de Leicester os pais de Madeleine 'Maddie' McCann, Kate e Gerry McCann, e na quinta-feira foi a vez dos seus dois irmãos gémeos, Amelie e Sean, prestarem depoimento.