Israel lançou uma operação na quarta-feira, tendo como objetivo três cidades na Cisjordânia: Tulkares, Tubas e Jenin. Esta última foi transformada numa cidade fantasma, como mostra a equipa de reportagem da Sky News.
As ruas estavam desertas. O mercado, normalmente agitado num dia de semana, vazio. Todas as pessoas pareciam estar recolhidas em casa, enquanto a operação decorria.
Os postos de controlo das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) bloqueavam as principais entradas na cidade, mas também a presença dos jornalistas na zona em que se encontra um campo de refugiados e o principal hospital de Jenin.
“Não permitem que ninguém entre nem saia”
"Se o objetivo de Israel é impedir os hospitais de funcionar, estão a ter sucesso. Os hospitais em Tulkarem e Jenin estão completamente cercados pelo exército israelita. Não permitem que ninguém entre nem saia" , diz o chefe da Cruz Vermelha local.
As IDF não dizem quanto tempo vai durar a operação, mas as Nações Unidas disseram que pode piorar ainda mais uma situação já catastrófica.