Conflito Israel-Palestina

EUA e Israel dizem que países europeus reconhecerem Palestina é recompensa ao Hamas

A França e o Reino Unido anunciaram que irão reconhecer o Estado da Palestina. Também Portugal, numa declaração com 15 países, admitiu tomar esse passo em breve.

Loading...

Depois de França, também o Reino Unido admite agora a hipótese de vir a reconhecer em setembro o Estado da Palestina. Os Estados Unidos da América e governo de Israel consideram que se trata de uma recompensa ao Hamas.  

O Reino Unido anunciou que reconhecerá o Estado da Palestina se forem cumpridas condições, como a libertação dos reféns pelo Hamas. Mas a hipótese não agrada ao governo israelita e aos aliados norte-americanos.  

“Se fizermos isso, estamos a recompensar o Hamas. Eu não fazer isso”, respondeu o presidente dos Estados Unidos, DonaldTrump. 

Depois de uma viagem à Escócia, Trump voltou, contudo, a tocar no tema que o governo de Netanyahu continua a negar e admitiu a existência de fome em Gaza. 

Por ar e por terra, Israel está, desde domingo, a permitir a entrada limitada de assistência, mas as Nações Unidas sublinham que a ajuda é mínima para um território onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. 

As autoridades de saúdede Gaza garantem que a fome já matou quase 150 pessoas, mais de 80 eram crianças.  

Do outro lado dos muros que cercam o enclave, as opiniões dividem-se. israelitas que não acreditam que haja fome em Gaza e que consideram que a população palestiniana não está a viver nada “que outros países não tenham vivido”. 

Mas há também israelitas que pensam o contrário e que fizeram questão de o demonstrar, com um protesto junto à embaixada dos Estados Unidos em Telavive. “Somos contra este governo, criminoso e genocida”, afirmaram. 

Acusam também o Governo da ocupação ilegal de parte da Cisjordânia - região onde, esta segunda-feira, foi abatido a tiro um influente ativista palestiniano. Awdah Hathaleen ficou conhecido por ter colaborado no documentário “No Other Land, vencedor de um Óscar. Terá sido assassinado por um colono israelita.

Mais Vistos do