Coronavírus

Sexta vítima mortal por coronavírus em Itália

A informação é avançada pela maior estação de televisão.

Sexta vítima mortal por coronavírus em Itália
ANGELO CARCONI

Morreu esta segunda-feira mais uma pessoa infetada pelo novo coronavírus em Itália, na região de Bréscia. É já a sexta vítima mortal naquele país.

Segundo a Rai, existem 172 casos confirmados de coronavírus na Lombardia, 27 em Veneto, 18 em Emilia Romagna, 3 em Piemonte e 3 em Lazio. O total de infetados sobe assim para mais de 220.

Regiões em quarentena

Mais de 50 mil pessoas não podem entrar nem sair das localidades identificadas como sendo o centro da propagação do coronavírus e onde, para poderem circular nas ruas, os habitantes são obrigados a usarem máscaras e luvas de proteção.

A decisão, imposta pelo governo, pretende tentar circunscrever a difusão da pneumonia viral e as autoridades já reconheceram que pode vir a ser alargada a outras vilas e cidades e afetar, direta ou indiretamente, mais de 27 milhões de italianos.

As autoridades das maiores regiões do norte do país, Lombardia, Piemonte e Veneto, decidiram encerrar escolas, universidades e alguns tribunais.

Também foram cancelados vários eventos desportivos incluindo diversos jogos de futebol da série A e até o famoso carnaval de Veneza, foi suspenso.

UE mobiliza milhões e reavalia risco face ao surto do coronavírus em Itália

A Comissão Europeia avançou, esta segunda-feira, com novas medidas para tentar travar a propagação do coronavírus, sendo que vão ser mobilizados 230 milhões de euros para apoiar na luta contra a propagação do vírus.

O Comissário para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic, garantiu que as decisões serão tomadas "com base em evidências cientificas, e não por razões apenas políticas", uma vez que se colocou a hipótese de realizar controlo fronteiriço ou impor restrições dentro do espaço Schengen.