A União Europeia (UE) e a Índia decidiram adiar a Cimeira entre ambas que estava prevista para 13 de março em Bruxelas devido à epidemia do novo coronavírus, anunciou hoje o Governo indiano.
"As duas partes decidiram que devido aos conselhos das autoridades sanitárias de não fazer viagens entre regiões, seria sensato adiar a cimeira para uma data que convenha a ambas", anunciou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Raveesh Kumar, numa conferência de imprensa em Nova Deli.
"A decisão foi tomada num espírito de cooperação estreita entre a Índia e a UE, que partilham as mesmas preocupações e o mesmo compromisso com a saúde mundial e esperam que a epidemia seja em breve controlada", acrescentou o porta-voz.
A epidemia do novo coronavírus, designado Covid-19 pela Organização Mundial de Saúde, surgido em dezembro na China, já matou cerca de 3.300 pessoas e infetou mais de 95 mil em 79 países, incluindo oito em Portugal.
MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado", levando a maioria dos países a adotar medidas para evitar a propagação do vírus.
Veja também:
-
Turismo religioso debatido em Fátima sob a ameaça do Covid-19
-
Companhia aérea britânica Flybe entra em falência por causa do coronavírus
-
Marrocos anuncia jogos de todas as competições de futebol à porta fechada devido a coronavírus
-
Visita de Estado do Presidente chinês ao Japão adiada por causa do coronavírus