Coronavírus

Brasil regista nono caso de coronavírus

Andrew Kelly

No estado da Baía.

Saiba mais...

O Governo brasileiro confirmou esta sexta-feira o nono caso de coronavírus no país, registado no estado da Baía, na região nordeste, por uma paciente que regressou ao Brasil após uma viagem para Itália no final de fevereiro.

No momento, o Brasil tem 636 casos suspeitos do novo coronavírus, tendo já descartado 378 outros casos.Segundo anunciou o Governo brasileiro, numa conferência de imprensa na quinta-feira, seis dos pacientes infetados estão no estado de São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e, agora, um no estado da Baía.

As autoridades também deram conta que os primeiros registos de transmissão interna.

Dois pacientes em São Paulo tiveram contacto com uma primeira pessoa doente no país: um homem com 61 anos, residente na mesma cidade, que viajou sozinho em trabalho entre os dias 09 e 21 de fevereiro para a região da Lombardia, no norte de Itália, e cuja confirmação do vírus foi feita na passada quarta-feira.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo 13 em Portugal.Das pessoas infetadas, mais de 55 mil recuperaram.

Além de 3.042 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça, Espanha e Reino Unido. A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Veja também: