Coronavírus

Duas famílias de Lousada internadas com Covid-19 regressam a casa

A situação clínica das pessoas ainda requere alguns cuidados, mas "está controlada e em remissão".

Especial Coronavírus

Duas famílias de Lousada que estavam internadas no Hospital de S. João em tratamento por infeção de Covid-19 deverão regressar esta sexta-feira às suas residências, naquele concelho do distrito do Porto, disse à Lusa fonte autárquica.

Segundo o vereador da Saúde, Nelson Oliveira, a autarquia foi contactada pela assistente social do hospital, dando conta daquela informação, envolvendo uma família de quatro pessoas e outra de duas.

A situação clínica das pessoas ainda requere alguns cuidados, mas "está controlada e em remissão", explicou, referindo que as pessoas quase não apresentam sintomas e, por isso, regressam a casa, onde vão continuar os tratamentos, em situação de isolamento.

A autarquia, referiu, já contactou com uma das famílias e foram providenciados bens alimentares pelo município.

Em relação à segunda família, a câmara aguarda o contacto do hospital para adotar o mesmo procedimento.

"São notícias positivas para o nosso concelho, mas que nos fazem enfrentar mais um desafio, que é a salvaguarda e o cuidado destas pessoas que tiveram esta infelicidade", comentou o vereador.

O autarca acrescentou que está a ser montada uma "estratégia de trabalho" para essas pessoas "serem recebidas da melhor forma".

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (34), ao passar de 78 para 112, dos quais 107 estão internados.

A região Norte continua a ter o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, cujo registo duplicou para 46, enquanto as regiões Centro e do Algarve têm cada uma seis casos confirmados. Além destas há um caso assinalado pela DGS no estrangeiro.

O boletim epidemiológico assinala também que, desde o início da epidemia, a DGS registou 1.308 casos suspeitos (mais de o dobro em relação a quinta-feira) e mantém 5.674 contactos em vigilância.

Veja também:

  • 246 mortos e quase 10 mil casos de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 246 mortes e 9.886 casos de Covid-19 em Portugal. São mais 37 óbitos e 852 infetados em relação a ontem. Nas últimas 24 horas, Espanha registou mais 932 mortes e 7.472 casos. O balanço de vítimas em território espanhol ascende agora a 117.710 infetados e 10.935 vítimas mortais. A edição deste ano do festival Rock in Rio em Lisboa foi adiada para 2021. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias