Coronavírus

Covid-19: Primeiro caso confirmado na Guarda

ESTELA SILVA/LUSA

Doente internado no Hospital Sousa Martins.

Saiba mais...

O Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda confirmou este domingo o primeiro caso positivo de doente infetado com o vírus da Covid-19.

"Trata-se de um homem com idade entre os 40 e os 50 anos, residente em Viseu, que regressou recentemente do estrangeiro. Esteve em Itália, França e Espanha", refere a ULS da Guarda em comunicado hoje divulgado.

O doente infetado com o novo coronavírus "encontra-se internado no Serviço de Pneumologia do Hospital Sousa Martins", na cidade da Guarda. Desde o dia 2 de março, altura em o Hospital Sousa Martins foi indicado como hospital de "segunda linha", foram feitos naquela unidade de saúde um total de "43 testes".

"Nas últimas 24 horas foram feitos 8, destes, 7 deram negativo e confirma-se agora o primeiro caso positivo", é ainda referido.

O Hospital Sousa Martins foi indicado como hospital de referência atendendo às condições adequadas de instalações, equipamentos existentes no denominado Pavilhão Novo, à capacitação do seu Laboratório de Patologia Clínica e ao reconhecimento da competência técnica e profissionalismo dos seus recursos humanos.

Segundo a nota da ULS, uma equipa multidisciplinar dedicada a esta situação e coordenada pelo diretor do Serviço de Pneumologia "não se tem poupado a esforços para dar a melhor resposta nesta obrigação nacional".

A ULS/Guarda reitera a todos os seus utentes "que continuem a cumprir as boas práticas de higiene pessoal e dos espaços físicos e que, em caso de necessidade, antes de recorrerem a uma Unidade de Saúde se informem junto da SNS 24 através do 808 24 24 24 ou atendimento@sns24.gov.pt".

Veja mais:

  • 3:13
  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa