O Laboratório de Patologia Clínica da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda confirmou este domingo o primeiro caso positivo de doente infetado com o vírus da Covid-19.
"Trata-se de um homem com idade entre os 40 e os 50 anos, residente em Viseu, que regressou recentemente do estrangeiro. Esteve em Itália, França e Espanha", refere a ULS da Guarda em comunicado hoje divulgado.
O doente infetado com o novo coronavírus "encontra-se internado no Serviço de Pneumologia do Hospital Sousa Martins", na cidade da Guarda. Desde o dia 2 de março, altura em o Hospital Sousa Martins foi indicado como hospital de "segunda linha", foram feitos naquela unidade de saúde um total de "43 testes".
"Nas últimas 24 horas foram feitos 8, destes, 7 deram negativo e confirma-se agora o primeiro caso positivo", é ainda referido.
O Hospital Sousa Martins foi indicado como hospital de referência atendendo às condições adequadas de instalações, equipamentos existentes no denominado Pavilhão Novo, à capacitação do seu Laboratório de Patologia Clínica e ao reconhecimento da competência técnica e profissionalismo dos seus recursos humanos.
Segundo a nota da ULS, uma equipa multidisciplinar dedicada a esta situação e coordenada pelo diretor do Serviço de Pneumologia "não se tem poupado a esforços para dar a melhor resposta nesta obrigação nacional".
A ULS/Guarda reitera a todos os seus utentes "que continuem a cumprir as boas práticas de higiene pessoal e dos espaços físicos e que, em caso de necessidade, antes de recorrerem a uma Unidade de Saúde se informem junto da SNS 24 através do 808 24 24 24 ou atendimento@sns24.gov.pt".
Veja mais:
- Alemanha vai encerrar fronteiras com França, Áustria e Suíça
- Mais de 50 médicos infetados com Covid-19 e 150 em quarentena
- Presidente da federação de futebol da Suíça infetado
- Portugal tem previstos dois voos para trazer portugueses retidos em Marrocos
- Covid-19: Três centros comerciais anunciam fecho parcial