Coronavírus

Presidente da federação de futebol da Suíça infetado

LAURENT GILLIERON

Dominique Blanc tem 70 anos.

Especial Coronavírus

O presidente da federação suíça de futebol, Dominique Blanc, de 70 anos, testou hoje positivo por coronavirus, um dia depois do seu homólogo da Sérvia, Slavisa Kokeza, de 42 anos.

"Sinto-me muito bem neste momento e agora só tenho os sintomas de uma gripe leve", disse Blanc, com idade de risco, depois de ser examinado em função de dor de garganta e tosse leve.

A federação helvética revelou ter encerrado a sua sede e informou que os funcionários que recentemente tiveram contacto com o presidente receberam conselho médico.

Blanc esteve em 3 de março na reunião anual da UEFA, na qual levantou a questão quanto às consequências da suspensão dos campeonatos nacionais.

"Devido ao coronavírus, estamos numa situação que pode abalar, para alguns de nós, o nosso futebol profissional até às suas fundações", disse, em Amesterdão, um dia depois de a Suíça ter sido um dos primeiros países a suspender o seu campeonato.

Na terça-feira, a UEFA vai juntar os presidentes das federações, por videoconferência, para discutir a situação atual, que afeta campeonatos nacionais e competições europeias.

O novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.700 mortos em todo o mundo.

MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS

O número de infetados ultrapassou as 154 mil pessoas, com casos registados em 139 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 245 casos confirmados.

Veja também:

  • 160 mortes de Covid-19 em Portugal

    Coronavírus

    O último balanço da DGS dá conta de 7.443 infetados com o novo coronavírus em Portugal. Desses, 160 morreram e 43 recuperaram. Mais 20 óbitos e 1.035 casos em relação a ontem. Siga aqui ao minuto as últimas informações sobre a pandemia.

    Direto

    SIC Notícias