Coronavírus

"Fomos os primeiros países que fechámos a fronteira com acordo mútuo"

António Costa defende que países da União Europeia têm de agir de forma coordenada.

Saiba mais...

O primeiro-ministro entende que o país tem de agir responsavelmente no quadro da União Europeia.

António Costa acredita que Portugal e Espanha deram um grande exemplo com o acordo mútuo que existiu entre eles no fecho da fronteira entre os dois países.

O Ministro da Administração Interna anunciou a suspensão das ligações aéreas, ferroviárias e fluviais entre Portugal e Espanha e o regresso das fronteiras terrestres.

A partir das 23h desta segunda-feira há nove pontos onde a fronteira vai ser controlada: Valença, Vila Verde da Raia, Quintanilha, Vilar Formoso, Termas de Monfortinho, Marvão, Caia, Vila Verde de Ficalho e Vila Real de Santo António.

Só vão conseguir entrar no país os transportes de mercadorias e os trabalhadores transfronteiriços, mas há exceções, como os portugueses que trabalham do lado espanhol e têm de regressar a Portugal diariamente, assim como os cidadãos portugueses que queiram regressar, incluindo emigrantes, podem voltar ao país durante este período de controlo.

Veja também:

  • 3:13
  • Covid-19: os números da vacinação em Portugal e no Mundo

    Vacinar Portugal

    Já foram aplicadas mais de 1 milhão de doses de vacina em Portugal e o destino da maioria foi para pessoas com mais de 80 anos. O ritmo médio semanal dos últimos dias abrandou ligeiramente. Portugal é agora o 8.º país da União Europeia com mais doses administradas (14.ª se considerarmos os Estados-membros com mais vacinas completas). Veja os gráficos interativos do maior e mais rápido processo de vacinação mundial (pelo menos 101 países já o iniciaram)

    Bruno Castro Ferreira e Sofia Miguel Rosa