Portugal em estado de emergência. 642 casos de Covid-19 no país
Rafael Marchante

Coronavírus

Portugal em estado de emergência. 642 casos de Covid-19 no país

O Presidente da República declarou esta quarta-feira o estado de emergência em Portugal, na sequência da pandemia da Covid-19. O número de casos no país subiu para 642. António Vieira Monteiro, presidente do Santander em Portugal, é a segunda vítima mortal.

Todo o direto

"Esta é a segunda grande crise em 10 anos e pode ser bem maior do que a anterior"

Portugal em estado de emergência. 642 casos de Covid-19 no país

Durante a entrevista na Edição da Noite da SIC Notícias, Ricardo Costa referiu que o problema do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi nas semanas anteriores, uma vez que considera que Marcelo desvalorizou a chegada do novo coronavírus e andou a brincar com isso, dando apertos de mão por todo o lado. Este comportamento levou o Presidente a ficar 15 dias em casa de forma "pouco lógica quando o país precisava dele".

Ricardo Costa considera que esta quarta-feira o Presidente da República esteve bem, mas "preferia que o estado de emergência tivesse sido guardado mais para a frente", porque os portugueses não estão habituados a uma luta destas e vão ter dificuldade em lidar com esta situação decretada.

Veja aqui a entrevista de Ricardo Costa.

"A maior parte das pessoas passou a quase cumprir uma espécie de estado de emergência e eu acho que se devia manter assim, porque o estado de emergência pode vir a ser necessário, mas faria mais sentido ser utilizado mais à frente", referiu Ricardo Costa, que considera que as medidas que o Governo tem tomado têm sido suficientes.

Esclarece que o que os portugueses podem fazer a partir desta quinta-feira é mais ou menos o que podiam fazer esta quarta-feira, porque os cidadãos já estavam em estado de emergência "autodeclarado".