Portugal regista 14 mortos e 1600 infetados
Rafael Marchante

Coronavírus

Portugal regista 14 mortos e 1600 infetados

No primeiro dia em que estiveram em vigor as medidas do estado de emergência, sete pessoas foram detidas por crime de desobediência. A Ordem dos Enfermeiros denuncia a falta de condições de trabalho. Portugal regista 14 mortos e 1600 infetados. Em todo o mundo há mais de 300 mil casos.

Todo o direto

Covid-19: Maduro proíbe despedimentos e suspende pagamento de rendas na Venezuela

Presidente da Venezuela ordenou o início de uma campanha para exigir que os EUA levantem as sanções contra Caracas, durante a situação de emergência.

Covid-19: Brasil com 418 novos casos e sete mortos em 24 horas

Anúncio feito pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Covid-19: Número de infetados sobe para nove na Madeira

Doentes encontram-se estáveis.

Coronavírus já causou mais de 14.300 mortes em todo o mundo

Balanço da AFP.

Ordem dos enfermeiros diz que há profissionais a trabalhar com máscaras de mergulho

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros diz que a falta de material para a defesa pessoal dos profissionais de saúde é flagrante em todo o país. Ana Rita Cavaco contou este domingo, na SIC Notícias, que há enfermeiros a trabalhar com máscaras de mergulho que trazem de casa.

Veja aqui as declarações da bastonária

República Checa anuncia a primeira vítima do novo coronavírus

A República Checa registou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, Adam Vojtech, numa mensagem na rede social Twitter.

"O primeiro doente do novo coronavírus morreu na República Checa", disse Vojtech.

O ministro acrescentou: "O homem de 95 anos foi hospitalizado em 18 de março quando deu positivo. Ele também sofria igualmente de outros problemas de saúde".

Câmara da Feira lança linhas telefónicas de apoio psicológico e social

O Município de Santa Maria da Feira, contíguo ao de Ovar, que se encontra desde quarta-feira sob cerco sanitário, anunciou hoje a abertura de linhas telefónicas de apoio psicológico e social à população.

A Linha de Apoio Psicológico, disponível até às 22:00 pelos telefones 966.294.805 e 966.294.723 ou pelo email feiraapoiopsicologicocovid@cm-feira.pt, é dirigida à população "que vive sozinha e está angustiada ou confusa, que se encontra em isolamento ou quarentena, e que precisa de conversar com alguém".

Já o serviço de Apoio Social, acessível no mesmo horário pelos números 966.295.118 e 966.243.704 ou pelo email feiraapoiosocialcovid@cm-feira.pt, está pensada para cidadãos que se encontrem sobretudo em situação de vulnerabilidade clínica ou alimentar, "nomeadamente idosos, pessoas com doenças crónicas ou deficientes", que, sem retaguarda familiar, precisem de ajuda para obter "refeições, bens alimentares, medicamentos ou outros bens e serviços de primeira necessidade".

Marrocos decreta um mês de confinamento domiciliário

O Governo de Marrocos, reunido em conselho extraordinário, decretou hoje um mês de confinamento domiciliário como medida de combate ao novo coronavírus, que infetou já 109 pessoas no país, sendo que duas delas morreram.

O confinamento arrancou na sexta-feira, 20 de março, e termina em 20 de abril, período durante o qual somente uma pessoa por família pode sair de casa, desde que tenha consigo uma permissão assinada pela autoridade do seu bairro.

Além disso, o conselho adotou um projeto de decreto com sanções que serão aplicadas aos infratores do confinamento: entre um a três meses de prisão e/ou uma multa entre 300 e 1.300 dirhams (entre 30 e 130 euros, à taxa de câmbio atual).

Durante este período de um mês, designado de "estado de emergência de saúde", as autoridades proíbem todo o tipo de reunião ou aglomeração de pessoas e podem fechar o comércio se assim considerarem necessário.A

tualmente, estão abertas as lojas de comida, com horário variável de acordo com as cidades.Estas medidas acontecem depois de na noite passada dezenas de pessoas terem violado o confinamento em Tânger e Fez em marchas nas ruas a entoar cânticos religiosos.

Covid-19: Farense doa 100 mil euros para material e equipamento hospitalar

Clube algarvio espera "servir de exemplo e mote para a mobilização de outras entidades" do país.

Covid-19: Utentes de lar de Famalicão transferidos para hospital militar do Porto

Lar ficou sem funcionários devido ao novo coronavírus.