Coronavírus

Covid-19: Primeiro teste a bebé de mãe infetada deu negativo

Teresa Crawford

Nascimento ocorreu na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa.

Especial Coronavírus

O primeiro teste feito ao bebé de uma mulher infetada com Covid-19, nascido na sexta-feira na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa, deu negativo, disse hoje à Lusa uma fonte do hospital.

O menino nasceu às 13:25 de sexta-feira, de cesariana, e "está bem de saúde" assim como a mãe, segundo a mesma fonte do Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC), onde está incluída a Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

O bebé, que nasceu com 1.530 gramas e está internado no serviço de Neonatologia da MAC, foi o terceiro a nascer de uma mãe infetada com a doença Covid-19 no país.

O primeiro bebé, uma menina, nasceu no dia 17 de março, e o segundo, um menino, nasceu na quinta-feira, ambos no Hospital de São João, no Porto e os primeiros testes foram igualmente negativos.

Portugal regista hoje 100 mortes associadas à covid-19, mais 24 do que na sexta-feira, enquanto o número de infetados subiu 902, para 5.170, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.Dos infetados, 418 estão internados, 89 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 2 de abril.

Em todo o mundo, o novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 600 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 28.000. Dos casos de infeção, pelo menos 129.100 são considerados curados.

MAPA INTERATIVO MOSTRA EM TEMPO REAL OS PAÍSES AFETADOS PELO CORONAVÍRUS

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

SIGA AQUI AO MINUTO AS ÚLTIMAS INFORMAÇÕES SOBRE A PANDEMIA DE COVID-19

Veja também: