Portugal tem recebido material médico vindo da China para ser usado no combate ao novo coronavírus. Algum desse material tem chegado com algum atraso, o que preocupa não só profissionais de saúde como as empresas que o distribuem.
"Desde o dia 1 que temos dificuldades em ultrapassar as novas normativas chinesas"
Nuno Andrade é CEO da Medika Tecnologia Medicinal, uma empresa que faz a distribuição de equipamentos médicos como luvas ou máscaras. Esteve no Jornal da Meia-Noite da SIC Notícias para falar sobre o transporte desse tipo de material e falar da experiência na própria empresa.
À SIC, revelou que a China começou a aplicar novas regras e procedimentos, exigências até, que quase nenhum fabricante estava preparado para enfrentar.
"Um camião de máscaras ultrapassa os dois milhões de euros"
Nuno Andrade explicou ainda os riscos a que o transporte de equipamento está sujeito e os vários processos até chegar ao seu destinatário em Portugal.