Coronavírus

Covid-19: Quatro jogadores do Famalicão com teste positivo

Dado Ruvic

Jogadores estão assintomáticos.

Especial Coronavírus

O Famalicão, equipa da I Liga de futebol, anunciou esta segunda-feira que quatro jogadores acusaram positivo nos testes efetuados à covid-19.

O plantel famalicense realizou testes para despistagem do vírus no final da semana passada e os resultados detetaram quatro jogadores infetados.

A SAD estava à espera de concluir os testes para apurar o número de infetados, já que faltava o resultado do teste ao jogador Uros Racic, que só anteontem (sábado) conseguiu regressar da Sérvia. O médio sérvio não está infetado.

O clube esclareceu ainda à agência Lusa que os jogadores estão assintomáticos e em casa em isolamento. A I Liga, na qual o Famalicão está no sétimo lugar, com 37 pontos, tem o seu retorno agendado para 30 e 31 de maio, para se disputar as restantes 10 jornadas.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Divulgadas as condições da DGS para o regresso do campeonato

A Liga e a Federação Portuguesa de Futebol revelaram as condições da Direção-Geral de Saúde para o regresso do campeonato.

De acordo com o parecer das autoridades de saúde, a federação, a Liga e os clubes envolvidos assumem a total responsabilidade de um possível o risco de contágio.

A DGS exige que durante a competição jogadores, árbitros e equipas técnicas realizem dois testes à Covid-19 48 horas antes de cada partida.

Os jogadores do Futebol Clube do Porto e Sporting partilharam fotos nas redes sociais com mensagens que contestam as condições da direção geral da saúde.

ESPECIAL CORONAVÍRUS