Coronavírus

Covid-19: Quatro jogadores do Famalicão com teste positivo

Dado Ruvic

Jogadores estão assintomáticos.

Saiba mais...

O Famalicão, equipa da I Liga de futebol, anunciou esta segunda-feira que quatro jogadores acusaram positivo nos testes efetuados à covid-19.

O plantel famalicense realizou testes para despistagem do vírus no final da semana passada e os resultados detetaram quatro jogadores infetados.

A SAD estava à espera de concluir os testes para apurar o número de infetados, já que faltava o resultado do teste ao jogador Uros Racic, que só anteontem (sábado) conseguiu regressar da Sérvia. O médio sérvio não está infetado.

O clube esclareceu ainda à agência Lusa que os jogadores estão assintomáticos e em casa em isolamento. A I Liga, na qual o Famalicão está no sétimo lugar, com 37 pontos, tem o seu retorno agendado para 30 e 31 de maio, para se disputar as restantes 10 jornadas.

Com a declaração de pandemia, em 11 de março, inicialmente alguns eventos desportivos foram disputados sem público, mas, depois, começaram a ser cancelados, adiados - nomeadamente os Jogos Olímpicos Tóquio2020, o Euro2020 e a Copa América - ou suspensos, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais de todas as modalidades.

Os campeonatos de futebol de França e Holanda foram, entretanto, cancelados, enquanto países como Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal preparam o regresso à competição.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 282 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Divulgadas as condições da DGS para o regresso do campeonato

A Liga e a Federação Portuguesa de Futebol revelaram as condições da Direção-Geral de Saúde para o regresso do campeonato.

De acordo com o parecer das autoridades de saúde, a federação, a Liga e os clubes envolvidos assumem a total responsabilidade de um possível o risco de contágio.

A DGS exige que durante a competição jogadores, árbitros e equipas técnicas realizem dois testes à Covid-19 48 horas antes de cada partida.

Os jogadores do Futebol Clube do Porto e Sporting partilharam fotos nas redes sociais com mensagens que contestam as condições da direção geral da saúde.

ESPECIAL CORONAVÍRUS

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino