Coronavírus

Dois astronautas entraram em quarentena para uma missão histórica

Ninguém quer levar um qualquer vírus terráqueo para a Estação Espacial Internacional.

Os astronautas da NASA Bob Behknen e Doug Hurley serão os primeiros a viajar na cápsula Crew Dragon da SpaceX na missão Demo-2.
Os astronautas da NASA Bob Behknen e Doug Hurley serão os primeiros a viajar na cápsula Crew Dragon da SpaceX na missão Demo-2.
SpaceX

Dois astronautas da NASA começaram esta quarta-feira, 13 de maio, uma quarentena para se prepararem para partir para o espaço.

A NASA e a SpaceX estão a preparar uma missão histórica para 27 de maio, a missão Demo-2

Será a primeira vez desde 2011, o ano em que terminou o programa de Space Shuttle da NASA, que serão lançados astronautas para o espaço a partir dos Estados Unidos e num foguetão que não é russo.

Será também a primeira vez que a cápsula Crew Dragon da SpaceX vai ser tripulada.

Se tudo correr como previsto, a 27 de maio, o Falcon 9 da SpaceX lançará os dois astronautas norte-americanos - Bob Behnken e Doug Hurley - até à Estação Espacial Internacional.

Mas antes desse dia histórico, há ainda 14 dias de quarentena para cumprir.

Quarentena faz parte da rotina dos astronautas

Embora estranha para mais de metade da população mundial que está atualmente a viver sob alguma forma de quarentena para impedir a propagação da Covid-19, essa é uma medida "restritiva" a que todo o astronauta está habituado.

Duas semanas antes da partida, Behnken e Hurley iniciaram o isolamento conhecido oficialmente como "estabilização da saúde da tripulação de voo", para garantir que estão saudáveis e não vão levar doenças contagiosas para a Estação Espacial.

Os conselhos de um astronauta para viver bem em isolamento social

O astronauta Andy Thomas viveu quase 5 meses na Estação Espacial Mir, há 20 anos. A experiência por que passou pode ser comparada ao isolamento em tempo de pandemia de Covid-19, por isso Thomas deixou alguns conselhos numa entrevista.

O astronauta Andy Thomas trabalhou 22 anos na NASA e esteve 20 semanas em missão na Estação Espacial Mir.
Joe Skipper/ Reuters