Coronavírus

Covid-19: Morreram mais dois idosos de um lar de Torres Vedras

Handout .

O número de casos confirmados de covid-19 no Lar de Nossa Senhora da Luz tinha subido para 87, no sábado.

Especial Coronavírus

Mais dois idosos do Lar de Nossa Senhora da Luz, no concelho de Torres Vedras, onde se regista um foco de covid-19, morreram vítimas da doença, indicou esta segunda-feira aquela instituição num comunicado.

De acordo com o lar, trata-se de uma mulher de 88 anos e de um homem de 87 que se encontravam hospitalizados.

O surto no Lar de Nossa Senhora da Luz foi detetado no dia 3 de agosto e havia já a registar a morte de um idoso de 93 anos, que se encontrava hospitalizado e que tinha outras morbilidades associadas.

De acordo com um comunicado da direção do lar divulgado hoje, a idosa que morreu agora encontrava-se "muito fragilizada".

Relativamente ao idoso, segundo a direção do lar, tinha feito o percurso pelas respostas sociais do Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Luz, "serviço de apoio domiciliário, centro de dia e lar".

Na nota é ainda referido que, entre as pessoas a quem são prestados cuidados por este centro social e paroquial, a maioria com mais de 80 anos (19 com menos de 80 anos, 21 entre os 80 e os 84, 24 com idades entre os 85 e os 89 e 12 pessoas com mais de 90 anos), "muitos têm muitas debilidades que naturalmente os deixam mais fragilizados".

Mais de 80 casos confirmados e 30 pessoas hospitalizadas

Anteriormente, a direção da instituição tinha indicado que, entre os 87 casos confirmados de covid-19, havia "cerca de 30 pessoas hospitalizadas" por necessitarem de cuidados médicos.

Segundo o boletim epidemiológico do concelho de Torres Vedras, divulgado hoje pela Câmara Municipal, "o cluster de covid-19 localizado no Lar de Nossa Senhora da Luz, em Paradas, na União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, conta com 87 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2".

Do total de casos ativos, é ainda referido, "80 casos correspondem à União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, dois à freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães e dois à freguesia de Silveira", enquanto outros três casos identificados naquela instituição pertencem ao concelho de Lourinhã.

As 30 pessoas internadas estavam distribuídas pelos hospitais de Torres Vedras, Abrantes e Santa Maria (em Lisboa), segundo informações divulgadas no final da semana passada pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O surto levou a que fossem efetuados testes aos 80 residentes e 78 funcionários do lar.

  • 15:42