Coronavírus

Covid-19: Lar em Odivelas com 71 pessoas infetadas

Funcionários que testaram positivo cumprem isolamento em casa e idosos da instituição estão dividos por alas.

Lar de idosos (Arquivo)
Lar de idosos (Arquivo)
Christian Hartmann

Uma casa de repouso no concelho de Odivelas, distrito de Lisboa, tem 37 utentes e 34 funcionários infetados com covid-19, encontrando-se todos assintomáticos, disse esta terça-feira à agência Lusa o vice-presidente da câmara.

Este surto foi detetado na Casa de Saúde e Repouso da Amoreira, situada na localidade da Ramada, e segundo disse o vice-presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Edgar Valles, só foi identificado "por mero acaso".

"Um dos utentes deslocou-se ao hospital, por motivos alheios à covid e foi testado, tendo dado positivo. A partir daí decidiu-se testar todos os utentes e funcionários e aqueles que deram positivo estão assintomáticos", afirmou.

A doença foi detetada em 37 utentes, de um total de 60, e em 34 funcionários, de um universo de 54.

Segundo explicou o autarca de Odivelas, todos os funcionários que testaram positivo à covid-19 estão em casa a cumprir quarentena e os utentes foram divididos em alas.

"Neste momento estamos a proceder à avaliação da situação e das condições que o lar tem para separar os utentes com covid e sem covid. Depois, as autoridades de saúde irão decidir se será necessário transferir alguns doentes", apontou.

A Lusa tentou contactar a direção do lar, sem sucesso.

Portugal regista mais cinco mortes por covid-19 e mais 214 casos confirmados de infeção em relação a segunda-feira, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), hoje divulgado.