Coronavírus

Recuperar da Covid-19 em Reguengos de Monsaraz e em Mora

Depois dos surtos, os habitantes estão aos poucos a sair de casa.

Saiba mais...

Depois dos surtos de covid-19 em Reguengos de Monsaraz e em Mora, no Alentejo, os habitantes estão aos poucos a voltar a sair de casa. Os surtos destes concelhos estão a ser investigados pelo Ministério Público.

Ao longo de duas semanas, Mora voltou a ser uma vila com ruas desertas, o que praticamente paralisou o comércio local. Mora tem, neste momento, 55 pessoas infetadas. Nas últimas semanas quase um quinto dos habitantes esteve confinado.

Em Reguengos de Monsaraz, depois do surto no lar onde morreram 16 idosos e uma funcionária, o medo instalou-se na comunidade. Mas nos últimos dias a confiança dos moradores está a reerguer-se aos poucos. Há agora seis casos ativos que não estão ligados ao lar.

Veja também:

  • "Quando estou com os avós sinto-me feliz"

    Desafios da Mente

    As investigações apontam que as crianças que têm avós envolvidos na prestação de cuidados podem ter melhores índices de saúde mental, como uma redução do risco de sintomas depressivos e de comportamentos desviantes, bem como melhor desenvolvimento cognitivo. Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho. A data foi instituída pela Assembleia da República, em 2003.

    Mauro Paulino