A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou este sábado a existência de um total de 1.944 mortes e 72.939 casos de covid-19 em Portugal desde o início da pandemia.
O número de mortes subiu de 1.936 para 1.944 , mais 8 do que na sexta-feira. O número de infetados aumentou de 72.055 para 72.939, mais 884.
Nas últimas 24 horas registaram-se menos 9 internamentos, aumentando para 615 o número de pessoas com covid-19 internadas nos hospitais, enquanto foi registado menos um utentes nos cuidados intensivos, num total de 85.
De ontem para hoje recuperaram 377 doentes, pelo que 47.380 pessoas já superaram a infeção desde o início da pandemia em Portugal.
Gripe e Covid-19: Portugal prepara-se para o inverno
VEJA MAIS NO ESPECIAL NOVO CORONAVÍRUS
- Portugal regista mais 5 mortes e 899 casos de covid-19
- Os principais surtos de covid-19 em Portugal vistos à lupa
- Unilabs tem teste que permite distinguir o coronavírus de outras infeções respiratórias sazonais
- Vacina portuguesa contra a Covid-19. Testes começam em outubro
As notícias mais recentes em https://sicnoticias.pt/ultimas
Instituto Ricardo Jorge avalia nova geração de testes rápidos
Governo não descarta possibilidade de regresso faseado de público aos estádios
O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir na sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando houver condições de segurança.
"Temos vindo a discutir não só a própria lotação dos recintos, como também a progressividade com que isso [regresso do público] pode vir a ser feito", afirmou aos jornalistas João Paulo Rebelo, sublinhando que o Governo, tem "tido sempre em conta essa progressividade" nas diversas medidas de combate à propagação do novo coronavírus.
O responsável reconheceu "a necessidade que o desporto tem de ter público", assegurando que o seu gabinete tem trabalhado junto das autoridades de saúde e do Ministério de Saúde planos para que, "assim que a evolução epidemiológica, assim os números permitam", possa ser autorizado o retorno do público aos estádios.
"É evidente que o Governo fala a uma só voz e, como nós sabemos, neste momento, não está previsto haver público nos espetáculos desportivos. Agora, isso não significa que nós não estejamos preparados e a trabalhar para que, assim que seja possível, o público possa retomar aos estádios. Faço votos para que isso possa acontecer tão depressa quanto possível", lançou.
E acrescentou: "Todos nós sabemos que há um bem maior, que, seguramente, é consensual que todos queremos tratar, que é a nossa saúde individual e a nossa saúde coletiva".
Pandemia já fez 32 milhões de infetados em todo o mundo
Links úteis
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)

