As Ilhas Salomão, uma das poucas nações que, até agora, tinha escapado à pandemia, anunciaram hoje o seu primeiro caso positivo de covid-19, um estudante repatriado das Filipinas que deu previamente negativo em vários testes nesse país.
As Ilhas Salomão, no Pacífico Sul, deixam assim de fazer parte do grupo de países que não foram afetados pela pandemia, como Kiribati, Ilhas Marshal, Micronésia, Nauru, Palau, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanatu, todas nações e territórios oceânicos.
"Dói-me dizer que perdemos o nosso estatuto de nação livre de covid-19, apesar do nosso esforço coletivo para prevenir a entrada da pandemia", disse o primeiro-ministro, Manasseh Sogavare, numa mensagem transmitida na televisão no sábado.
O estudante, que é assintomático, estava em quarentena em Manila e tinha apresentado resultado negativo nos três testes que realizou antes de embarcar no avião.
Ao chegar às Ilhas Salomão submeteu-se a um novo teste que acusou positivo.
O isolamento geográfico das nações insulares do pacífico ajudou-as a escapar à pandemia e os seus governos trabalham para evitar o contágio, uma vez que a covid-19 poderia saturar, rapidamente, os seus frágeis sistemas de saúde.
Mais de 1 milhão de mortos e 34,6 milhões de infetados no mundo
A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,6 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.
-
Trump grava vídeo no hospital e diz esperar "voltar em breve"
-
Brasil com 145.987 de óbitos e 4,9 milhões de casos desde o início da pandemia
-
Covid-19. Reino Unido com mais 12.872 casos nas últimas 24 horas
Portugal regista 1.995 mortes e 78.247 casos de Covid-19
A Direção-Geral da Saúde (DGS) anunciou este sábado a existência de um total de 1.995 mortes e 78.247 casos de covid-19 em Portugal desde o início da pandemia.
O número de mortes subiu de 1.983 para 1.995, mais 12 do que na sexta-feira - 6 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 3 na região Norte, 2 na região Centro e 1 no Alentejo.
O número de infetados aumentou de 77.284 para 78.247, mais 963.
Links úteis
- Especial sobre o novo coronavírus / Covid-19
- Covid-19 DGS/Ministério da Saúde - mapa dos números
- Covid-19 DGS - relatórios de situação diários
- Linha SNS24
- Direção-Geral da Saúde (DGS)
- Organização Mundial da Saúde (OMS)
- ECDC - Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças
- London School of Hygiene & Tropical Medicine (gráfico que mostra o progresso dos projetos de vacina)